
A Reflexologia
Terapia complementar não-invasiva que se baseia na pressão sequencial de zonas reflexas dos pés e mãos.
Segundo Eunice Inghan define a Reflexologia como:
“... uma terapia que se baseia no princípio da existência de pontos reflexos nos pés e mãos relacionados com todos os órgãos, glândulas e membros do corpo. Ao estimular estes reflexos, através de técnicas específicas, o terapeuta de Reflexologia irá ajudar o corpo nos vários
processos homeostáticos.“ Eunice Ingham,(1889-1974).
É sobretudo um método de activar os poderes curativos do próprio organismo.
Este método é já muito antigo tendo sido utilizado na antiga China (c.2000 a.C) e Egipto (3000 a.C.).
Apesar desta terapia ter avançado muito nos últimos anos, o
princípio base desta disciplina ainda se mantém. O princípio de que há zonas energéticas que percorrem o corpo e areas reflexas nos pés que correspondem aos principais órgãos, glândulas e outras partes anatómicas do nosso organismo.
A Reflexologia
não é uma terapia alternativa nem substitui o tratamento médico.
É sim uma terapia complementar pelo que deverá sempre recorrer ao seu médico e seguir a medicação proposta. Sendo assim, a Reflexologia poderá ser utilizada como complemento à medicina convencional, facilitando normalmente o processo de cura.
Não é uma forma de massagem e tambem não é uma medicina tal como esta é praticada por médicos convencionais ocidentais.
Simplificando, a REFLEXOLOGIA
não é uma massagem aos pés,e não é um tratamento médico.
Em primeiro lugar é importante salientar que um terapeuta de reflexologia NÃO FAZ DIAGNÒSTICOS, nem pratica medicina, pelo que também NÃO FAZ PRESCRIÇÕES. >> e são estas as Máximas aprendidas no curso como regra infálivel nesta area!!
Desta forma, a REFLEXOLOGIA trabalha com o fluxo de energias subtis, que revitalizarão o corpo para que sejam acionados os mecanismos auto-curativos do próprio organismo, e estes façam o seu trabalho.
Pois não é o TERAPEUTA quem produz os resultados,este é apenas um CANAL CURATIVO. O próprio organismo é responsavel pela cura. O Terapeuta limita-se a provocar o estímulo necessário para que seja atingido o estado de equilibrio, a que nós chamamos de homeostase.
TODAS as pessoas sem excepção podem usufruir de tratamentos de reflexologia desde bebés, crianças, adultos (incluindo as grávidas), e idosos. Pois esta terapia tem sobretudo a
vertente preventiva o que faz dela uma ferramenta eficaz em qualquer faixa etária. Proporcionando o bem estar geral necessário para que o sistema imunitário responda de forma adequada aos ataques exteriores a que somos atingidos diariamente.
Muito bem amiguinha, adorei o seu blog...continua com o excelente trabalho...bjs...
ResponderEliminarOlá! Joia esse texto. Gostaria de saber quais os pontos para se trabalhar a epilepsia em adultos, além do dedão? Se puder me informar, agradeço. Luzia
ResponderEliminar