A Psoríase é uma das Patologias que afectam os pés ... muitas vezes denominada como doença incurável, mas tal não é bem verdade ... existem tratamentos feitos com peixes, e esta complementaridade está ganhando popularidade!!!
Garra rufa (Heckel, 1843), também conhecido como Doctor Fish (Peixe Médico), Peixe Mordedor, Pequeno Dermatologista, ou Peixe do Kangal, faz parte da grande família Cyprinidae, é usado para fins medicinais e como pedicure em muitos países do oriente como China, Japão e Indonésia.
O peixe consome apenas a pele morta ou afetada por alguma doença, preservando a pele saudável, e estimulando áreas reflexas nos pés - reflexologia Ictiológica
Mas, o que há de tão especial nesse estranho hábito??
Como o G. rufa é capaz de remover a pele morta, ele limpa áreas inflamadas e permite que novos tecidos cresçam. Assim, vem sendo utilizado como um novo caminho no tratamento de algumas doenças, em especial problemas de pele como psoríase (doença inflamatória de pele que deixa a pele com “placas”,geralmente na cor rósea,dependendo do grau da doença.), eczema, dermatites e acne.
Apesar da cura completa da doença é usado como um tratamento complementar eficaz.
O tratamento consiste na imersão por várias horas em banhos termais abastecidos com centenas ou milhares de espécimes de Garra rufa. Nas águas termais, a temperatura é superior a 30ºC – bem tolerada pelo Garra rufa, mas não por suas presas – o que resulta numa quantidade inadequada de alimento para esses peixes e, conseqüentemente, propicia a busca por comida, que é facilmente encontrada na pele dos visitantes.
A popularidade desse tratamento vem crescendo muito, especialmente na última década, com o surgimento dos spas especializados. Eles originaram-se inicialmente na Turquia e depois espalharam-se para diversos países (Japão, Croácia, Eslováquia, China, Coréia do Sul, Singapura, Malásia, Bélgica, Holanda, Irlanda e E.U.A.), chegando a influenciar no turismo dessas regiões.
Apesar do Peixe Médico não ser a cura definitiva para as doenças, ele contribui para a redução dos sintomas e os doentes acabam repetindo periodicamente o tratamento.
Além disso, muitas pessoas afirmam terem sido curadas após seções dessa terapia.Esse tratamento ainda não cura totalmente a doença,apenas alivia temporariamente os sintomas,mas há casos em que essa cura é sim total,refazendo assim várias vezes o tratamento com esse nobre médico aquático.
Registaram-se casos de cura completa da psoríase após alguns tratamentos, mas devido à natureza imprevisível da doença, fortemente influenciada por factores endógenos, a cura pode surgir, mas não é normalmente provável.
Garra rufa. Fonte: http://www.aqualog.de/news/news_pdfen/news86gb.pdf
Fonte de Pesquisas: Wikipédia.
Sem comentários:
Enviar um comentário